Doshu 道主
Dōshu (道主), é o título hereditário (literalmente “mestre do caminho”), denotando o representante maior da organização Aikikai de Aikido, ou seja, é o líder mundial do Aikido.
2º DOSHU
Kisshomaru Ueshiba foi um proeminente mestre de Aikidô. Ele era filho de Morihei Ueshiba, fundador do aikido (Kaiso), e tornou-se líder internacional do aikido após a morte de seu pai. Kisshomaru Ueshiba nasceu em 27 de Junho de 1921, na cidade de Ayabe, prefeitura de Kyoto, Japão. Ele foi o terceiro filho de Morihei Ueshiba e Hatsu Ueshiba. Kisshomaru começou a treinar com seu pai em torno de 1937 e após a morte de O Sensei, Kisshomaru Ueshiba Sensei se tornou o segundo
Doshu.
Carreira no Aikido
Em 1942, quando ele ainda estava estudando na Universidade de Waseda, Morihei Ueshiba (que estava se aposentando para Iwama) nomeou-o chefe do Kobukan Dojo em Shinjuku, Tóquio. Ele salvou o dojo do fogo provocado pelo bombardeio várias vezes durante a II Guerra Mundial. Kisshomaru Ueshiba formou-se em economia em 1946.
Falando sobre o período logo após a Segunda Guerra Mundial, Moriteru Ueshiba disse:
“Não havia ainda muita atividade no Hombu Dojo. Durante algum tempo, meu pai [KISSHOMARU] estava em Iwama… começando por volta de 1949, ele trabalhou por cerca de sete anos em uma empresa chamada Osaka Shoji. Ele não tinha outra escolha. Mesmo se você tem um dojo, você não pode ganhar a vida se ninguém está vindo para treinar, que foi em grande parte o caso depois da guerra. Então, ele tomou um emprego como funcionário comum da empresa durante o dia e ensinado apenas no período da manhã e à noite.”
A partir de 1948, Ueshiba supervisionou o desenvolvimento da organização Aikikai Hombu (e eventualmente derrubar o Kobukan Dojo em 1967 para construir a sede da Aikikai).
Após a morte de Morihei Ueshiba em 1969, Kisshomaru Ueshiba assumiu o manto de Doshu. Em 1995, Kisshomaru Ueshiba recebeu a Medalha Zui Hosho do governo japonês. Por 1998, a saúde do segundo Dosho tinha declinado e isso exigiu visitas ao hospital.
Kisshomaru Ueshiba morreu em 4 de janeiro de 1999, em um hospital de Tóquio. A causa da morte foi insuficiência respiratória. Como seu pai foi o primeiro Doshu, ele foi o segundo Doshu e, após sua morte, seu filho Moriteru Ueshiba se tornou o terceiro Doshu, seguindo o sistema Iemoto.
3º DOSHU
Moriteru Ueshiba é o atual Doshu do Aikido. Ele é neto de Morihei Ueshiba, fundador do aikido, e filho de Kisshomaru Ueshiba. Por conta disso, segundo o sistema Iemoto, ele se tornou o líder mundial do Aikido e presidente da Aikikai.
Moriteru Ueshiba nasceu em 2 de abril de 1951, em Tóquio, no Japão. Lembrando sua infância durante uma entrevista de 2004, ele disse:
“A primeira vez que eu usei um uniforme de Aikido eu estava na primeira série do ensino fundamental. Mas minha família não me forçou a fazer keiko (treinamento) então, eu só fiz isso quando eu senti vontade. Comecei a treinar sério em meus anos do ensino médio. Minha intenção depois foi me tornar o sucessor de meu pai, e preservar o legado do Kaiso [Morihei Ueshiba] para o futuro.”
Em 1976, graduou-se na Meiji Gakuin University com uma licenciatura em economia. Em 1996, ele assumiu o cargo de Dojocho (diretor / proprietário) do Aikikai Hombu Dojo.
Ele escreveu os livros:
– O Melhor do Aikido: Os fundamentos (2002, em co-autoria com seu pai Kisshomaru Ueshiba); – O curso de mestre de Aikido: O Melhor do Aikido 2 (2003); – Progressive Aikido: Os elementos essenciais (2005).
Seguindo a tradição do sistema Iemoto, espera-se que seja sucedido por seu filho Mitsuteru Ueshiba como Doshu.
WAKA SENSEI
Mitsuteru Ueshiba é o filho do terceiro e atual Doshu da Aikikai, Moriteru Ueshiba, nascido em 1980. De acordo com o sistema tradicional Iemoto de gerações familiares, utilizados nas artes marciais japonesas, ele é esperado para suceder seu pai como Doshu, tornando-se o quarto Doshu. Ele é o bisneto de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido.
A partir de abril de 2010, ele tem sido o atual dojocho de Ibaraki Aikikai dojo de Iwama. Mitsuteru é muitas vezes referido como Waka-sensei para distingui-lo de seu pai. (“Waka-sensei” significa “jovem mestre”, esse termo foi usado por Moriteru Ueshiba quando Kisshomaru, sei pai, ainda estava vivo, o uso também existe fora do aikido, e é uma faceta de Senpai e Kohai).
Em 2 de março de 2008, casou-se com Keiko Ueshiba Kusano, e em 22 de junho de 2008, uma festa cerimonial foi realizado no Keio Plaza Hotel com presença de grandes mestres da Aikikai.
Comentarios