Entrevista com Gozo Shioda Sensei
por Stanley Pranin
Gozo Shioda, fundador do estilo aikido Yoshinkan, começou a treinar em 1932, aos dezessete anos. Sessenta anos depois, dirige uma organização internacional única de aikido cujo objetivo é a harmonia global através da propagação do espírito do aikido. Nesta entrevista, Shioda Sensei lembra suas experiências como assistente do fundador do aikido, ensinando aiki Budo nas Escolas Militares Nakano e Toyama, o estabelecimento do pós-guerra do Aikido Yoshinkan e suas memórias de O-Sensei no final de sua vida. Visite nosso site:www.kohirajuku.com
Jornal de Osaka Asahi
SP- Sensei, em nossas conversas anteriores, você foi gentil o suficiente para nos fornecer informações detalhadas sobre seus primeiros anos no dojo Kobukan. Mais tarde, você ajudou Ueshiba Sensei como instrutor e também ensinou aiki Budo em Osaka. Como Ueshiba Sensei veio a ensinar no escritório da Osaka Asahi Newspaper Company?
GS- O presidente do jornal Asahi, Sr. Murayama, foi esfaqueado por um membro de um grupo de direita. Após esse incidente, o povo Asahi estava preocupado porque o ataque ocorreu, mesmo que houvesse seguranças. Eles decidiram ensinar os guardas autodefesa. Foi assim que Ueshiba Sensei passou no jornal Asahi para ensinar. SP- Como o Sr. Murayama conheceu Ueshiba Sensei?
GS- O Sr. Murayama não conhecia diretamente Ueshiba Sensei, mas o Sr. Mitsujiro Ishii e Taketora Ogata [1888-1958, jornalista e político que serviu em vários gabinetes] conhecia o Sensei e o recomendou em 1933 ou 34. Ueshiba Sensei ensinou principalmente os guardas de segurança, mas ele também ensinou alguns funcionários do jornal Asahi. Hatsutaro Sugii, pai do Kazuo Sugii, que atualmente está no dojo de Ueshiba, foi o Diretor Adjunto de Publicidade no escritório do jornal Tóquio Asahi naqueles dias e se tornou bastante envolvido no aiki. A prática no escritório do jornal Asahi não era suficiente e se transferiu para o dojo Ueshiba em Ushigome por um longo tempo. Ele ficou muito apaixonado por aiki. O Sr. Sugii me manteve em grande consideração por muitos anos e quando eu construí o dojo Yoshinkan em 1965, ele veio até nós e se tornou uma espécie de conselheiro. Ele estava no Yoshinkan até sua morte. O Sr. Sugii reuniu pessoas em Koenji e chefiou a "Associação Especial de Pesquisa". SP- O Sr. Sugii deve ter sido muito entusiasmado. GS- Sim. Ele também tinha uma personalidade maravilhosa. Ele morreu cerca de dez anos atrás. Naqueles dias eu não acho que o filho do Sr. Sugii fez muito aikido. Ele deve estar ciente do fato de que seu pai veio regularmente ao meu dojo. SP- Sensei, o livro Budo, publicado privadamente pelo dojo Kobukan em 1938, foi recentemente publicado em inglês pela Kodansha. Você também aparece em algumas das fotos.
GS- O jornal Tokyo Asahi colaborou em tirar as fotos. Não sei quem realmente escreveu o texto. Aparentemente, o conteúdo foi parcialmente retirado do rolo de transmissão [mokuroku] de Sokaku Takeda Sensei do Daito-ryu. O texto não contém muitos detalhes. SP- Havia um livro técnico anterior publicado em 1933 intitulado Budo Renshu, que continha desenhos técnicos da Srta. Takako Kunigoshi. Você pode nos dizer algo sobre este livro?
GS- A senhorita Kunigoshi sugeriu a idéia, dizendo: "Seria uma grande perda se essas maravilhosas técnicas não forem preservadas". A senhorita Kunigoshi, que era boa em desenhar fez desenhando e tomando notas. O livro não foi vendido no dojo, no entanto. Ueshiba Sensei não pediu dinheiro, mas solicitou uma oferta e o valor da oferta foi ilimitado! SP- Entre as figuras mais recentes conhecidas para estudar com Ueshiba Sensei pouco antes da guerra foram Koichi Tohei [diretor de Shinshin Toitsu Aikidokai] e Kisaburo Osawa Sensei [antigo Dojo-cho de Aikikai Hombu Dojo, premiado em 10 in memorian]. Você se lembra quando começaram?
GS- O Sr. Osawa comutou para o dojo. O Sr. Tohei era um estudante na Universidade de Keio pouco antes de eu deixar o dojo. Ele estava praticando o judô e dois de seus seniores, Mori, um capitão do Clube de Judo Keio naquela época, e Umeda, um concorrente no campeonato de judô de estudantes, estava praticando no dojo Ueshiba. [nesse tempo], Shigemi Yonekawa, Zenzaburo Akazawa e todos os primeiros uchideshi tiveram que entrar no serviço militar e, portanto, apenas pessoas mais velhas ficaram no dojo. O Sr. Minoru Hirai [fundador da Korindo] estava lidando com o escritório. Uma vez que os jovens desapareceram, sempre que Ueshiba Sensei era convidado a dar uma demonstração, ele levaria o Sr. Hirai com ele e ele estabeleceu muitos contatos dessa maneira. Aparentemente Hirai costumava ensinar em Roppongi. Escolas de Nakano e Toyama
SP- Você sabe como Ueshiba Sensei veio ensinar nas escolas militares Nakano e Toyama?
GS- Ueshiba Sensei foi para a escola Nakano através de uma introdução do diretor da Escola de Polícia Militar, o Sr. Makoto Miura. Uma vez que a Escola Nakano estava localizada em Nakano, no Meguro Ward, e a Escola Toyama estava localizada nas proximidades de Okubo, não estavam tão longe do dojo de Ueshiba. Ueshiba Sensei também ensinou na Universidade do Exército em Yotsuya e na Academia Naval. O Sr. Sankichi Takahashi foi o diretor da Academia Naval e foi através desta conexão que Ueshiba Sensei ensinou lá. Naquela época, o príncipe Takamatsu, um irmão mais novo do imperador Hirohito, era estudante na Academia Naval. Ueshiba Sensei regularmente ensinou o budo como sujeito compulsório nas escolas de Toyama e Nakano. SP- Eu acredito que havia alguns estudantes fortes entre aqueles que Ueshiba Sensei ensinava nessas escolas militares.
GS- Os alunos da Escola Nakano tinham 18 e 19 anos de idade e recebiam treinamento para se tornarem espiões. Quando se formaram na Escola Nakano, eles se tornaram oficiais, usavam roupas civis e se infiltraram em países estrangeiros. Havia muitos colegas fortes na Escola Toyama também. SP- Eles praticaram outras artes marciais nessas escolas?
GS- O Aikido era a única arte marcial que praticavam. Eles também estudaram coisas como línguas estrangeiras. SP- Dado seus pontos de vista espirituais sobre o budo, Ueshiba Sensei teve algum inconveniente moral sobre o ensino nessas escolas de treinamento de espionagem?
GS- Não. Ele só foi informado para ensinar artes marciais lá. SP- Aparentemente, um manual técnico que incluía técnicas de aiki Budo foi publicado pela Escola de Polícia Militar no início da década de 1940. Como não era possível para Ueshiba Sensei ir a tantos lugares sozinho, como ele também estava ensinando no Kobukan e em Osaka, os uchideshi ajudaram a ensinar também?
GS- Sim. Primeiro, Ueshiba Sensei iria a esses lugares para ensinar e depois lhes disse que um uchideshi seria instruído em seu nome. Uma vez, um filho do tenente-chefe naval Takahashi, era um estudante da escola e Ueshiba Sensei o emparelhou com o Príncipe Takeda. A esposa do Príncipe também estava praticando, e quando jogou o jovem Takahashi de uma posição sentada, seus pés surgiram e bateram na testa e a feriram. Isso foi uma coisa terrível e então assumi o cargo de parceiro. Eu tinha que tratá-la como uma boneca frágil e foi muito difícil! [riso] Como os militares apoiaram o aikido, Ueshiba Sensei também ensinou ministros prominentes. O Sr. Higashikuni, o Príncipe Takeda, o Príncipe Chichibu [irmão mais novo do imperador Hirohito], e cerca de seis filhos do Príncipe Takamatsu, outro irmão mais novo do imperador Hirohito, também praticaram a arte. Demonstração imperial
SP- Ueshiba Sensei fez uma Demonstração especial no Dojo Saineikan no palácio imperial por volta de 1941. Isso ocorreu como resultado de sua conexão com o Almirante Isamu Takeshita?
GS- Sim. Takeshita Sensei era um Grande cavalheiro, o Imperador ordenou que o aikido fosse mostrado para ele, então ele foi ao dojo de Ueshiba. Ueshiba Sensei respondeu: "Não posso mostrar falsas técnicas ao Imperador. Basicamente no aikido, o oponente é morto com um único golpe. É falso se o atacante é jogado, ergue-se de repente e ataca novamente. [Por outro lado ], Não posso continuar matando meus alunos ". Ele recusou o convite desta maneira, mas quando Takeshita Sensei contou isso ao Imperador, ele disse: "Não me importo se é uma mentira. Mostre-me a mentira!" Tsutomu Yukawa e eu tomamos ukemi.
SP- Eu soube que o Imperador não estava realmente presente no dia da manifestação.
GS- Sim está certo. O Príncipe Mikasa [um irmão mais novo do imperador], o Príncipe Takamatsu e o Príncipe Chichibu estavam presentes. Takeshita Sensei foi o locutor e explicou as técnicas. Era realmente algo grandioso dar uma demonstração diante da família Imperial naqueles dias e, portanto, não podíamos fazer nada desrespeitoso.
SP- Eu acredito que Ueshiba Sensei estava doente naquela ocasião.
GS- Sim. Como o Sensei estava doente, Yukawa o atacou fracamente e foi jogado com força e quebrou o braço. Yukawa era um cara bastante forte e adorava lutar. Nós éramos bons amigos e quando eu fui a Osaka ele costumava me levar para beber. Ele era poderoso e podia facilmente levantar uma argamassa de pedra com uma mão. Ele morreu jovem depois de retornar da Manchúria. Ele era muito bom no aikido. SP- Ele deve ter morrido não muito tempo depois da apresentação diante da família imperial.
GS- A apresentação foi em 1941, e acho que ele morreu em 1942. Em 1941, quando Ueshiba Sensei deu sua última demonstração no Hibiya Kokaido, ele disse: "Meu treinamento técnico acaba agora. A partir de agora vou dedicar-me a servir os kami e a treinar meu espírito". Desde que eu deixei o dojo em 1941, acredito que houve momentos em que ele não teve nenhum deshi próximo. Seus estudantes desapareceram por causa da guerra. O treinamento foi severo [nos primeiros dias] quando o Sr. Shirata e o Sr. Yonekawa eram uchideshi. Não foi tarefa fácil de treinar no dojo. Sensei era muito forte [risos]. Período pós-guerra
SP- Aparentemente, depois da guerra, Ueshiba Sensei passou por momentos muito difíceis.
GS- O fato de Ueshiba Sensei ser um conselheiro do Butokukai em Kyoto, que era um rival da organização Kodokan Judo não era bom. Quando MacArthur chegou, ele separou a organização. Ueshiba Sensei foi acusado como um criminoso de guerra e acusado de crimes de guerra classe G. Sua base [o Kobukai] foi tirada e suas atividades foram interrompidas. Além disso, o dojo de Ueshiba fechou por um tempo e Ueshiba Sensei se isolou em Iwama. Como ele não podia mais praticar o budo, ele criou o "Aikien" [Aiki Farm] e se dedicou à agricultura em Iwama. Ele estava apenas ganhando a vida. Acabei de ser repatriado e quando fui a Iwama, Tadashi Abe estava lá. Além disso, Yuji, filho de Koichiro Ishihara e atual presidente de Ishihara Sangyo, estava lá também. Por volta de 1947, passei cerca de dois meses em Iwama com minha família. SP- Você acha que o fundador estava em seu auge técnico então?
GS- Ele estava no seu auge em torno de 1933 ou 34. Por essa época, ele amadureceu e ficou calmo. SP- Eu entendo que o Yoshinkan desempenhou um papel importante no ressurgimento pós-guerra do aikido.
GS- Após a guerra, o dojo Ushigome de Ueshiba Sensei tornou-se uma sala de dança para as Forças de Ocupação. Depois que voltei, começou a prosperar novamente. Eu fui o primeiro a organizar um treinamento na Academia de Defesa [Boeichodai] e departamentos de polícia. Quando deixei o dojo de Ueshiba, fui tratado como um traidor, mas não senti como se eu fosse um. Eu estava fazendo as rodadas de 83 departamentos de polícia e realmente promovendo o dojo Ueshiba. Eu não sei quanto dinheiro meu pai derramou no dojo de Ueshiba antes da guerra. Estou feliz por estar em boas circunstâncias e fui bem recebido por Ueshiba Sensei. Estou feliz por ter passado tanto tempo com Ueshiba Sensei em sua vida diária, porque era essencial para compreender as verdades mais importantes do aikido. Você tinha que passar algum tempo perto dele para entender todos os movimentos de Sensei. Akazawa e Shirata eram estudantes verdadeiros, mas não tinham apoio financeiro. Sensei me levou porque eu tinha apoio financeiro [do meu pai]. Recebi tratamento especial [risos].
O Fundador em seu leito de morte
SP- Você se encontrou com Ueshiba Sensei antes da morte dele? GS- Visitei o Sensei quatro dias antes da sua morte em 26 de abril de 1969. Eu conversei com Ueshiba Sensei como nos velhos tempos: "Sensei, por que você é tão forte? Quando você estava no seu auge?" Ele respondeu: "Esse será o dia em que subirei ao Céu. É aí que eu serei o mais forte. Shioda, você entende isso. Olhe para a chama de uma vela quando ela finalmente pisca. De repente, acende. " O-Sensei falou que o que ele queria dizer que era como uma chama de vela que de repente piscando pode se apagar, e ele falou isso como nos velhos tempos. "Então, sempre vou treinar", disse ele. Sensei provou isso antes da morte dele. Quatro dos jovens deshi ficavam com o Sensei. Ele estava dormindo quando eu fui lá, mas ele de repente acordou e disse: "É você, obrigado por ter vindo. Estou andando em um cavalo alado ao redor dos céus. Eu posso ver a Terra. Shioda, o que é [Kenji] Tomiki agora? Estou assistindo. Sensei teve câncer de fígado. Suas mãos ficaram magras. Mas, quando ele tinha que ir ao banheiro, ele se exercitaria para se levantar e ir ao banheiro. Como ele não podia comer, ele estava bebendo água e sua energia se tornara completamente drenada e parecia que ele estava morto. Embora ele estivesse em tal condição, às vezes ele dizia: "Vamos. Vamos treinar!" O médico então disse: "Essa é a pior coisa para ele. Todos o detenham para que ele não consiga se levantar! " Quando o Sensei tentou se levantar, os quatro jovens o empurraram para baixo e todos foram enviados para longe no jardim. SP- Isso é incrível!
GS- Quatro dias antes de morrer Sensei provou o que havia dito anteriormente. Naquela época, Kisshomaru mudou seu nome e se chamou Koetsu. Ele estava esperando no pé da cama e Ueshiba Sensei disse o seguinte: "Shioda, eu quero que você apoie Koetsu no lado técnico. Eu quero que você sempre coopere com ele. Estou contando com você". Kisshomaru ficou ali e ouviu. Origem do nome de Yoshinkan
SP- Você poderia nos contar sobre a origem do nome Yoshinkan?
GS- Seu significado original é, "Devemos sempre ter em mente que somos seres tolos e, sem hesitação, permanecemos em silêncio e cultivamos nosso espírito". O que significa é que devemos sempre recordar o fato de que somos tolos, sempre focamos nossa mente nesse fato e não permitamos que nossas mentes se movam. O Shin refere-se ao espírito. O Shin é o espírito e devemos cultivá-la. Essa é a razão para escolher o nome de Yoshinkan. Método Técnico de Yoshinkan
SP- Como o método de ensino original de Yoshinkan Aikido foi desenvolvido?
GS- Eu sei que as técnicas de Ueshiba Sensei foram maravilhosas, mas o que ele fez um dia foi completamente diferente do dia anterior. Ueshiba Sensei fazia o que lhe interessava, aqueles que treinavam observavam o que ele estava fazendo sem entender. Não havia nada como o básico que fazemos hoje. Ele fazia tudo o que lhe disse. Mas se você tentar ensinar os iniciantes dessa forma, ninguém aprenderá. Então pensei ter de sistematizar essas técnicas quando comecei a ensinar na Nippon Kokan Steel Company. Comecei a analisar as técnicas e desenvolver um sistema de ensino, sintetizando o que aprendi até então. Então, eu também organizei as aplicações das técnicas. Examinei as técnicas antigas que aprendi. SP- Alguém em particular o ajudou quando estava desenvolvendo seu método de ensino?
GS- Quando Kyoichi Inoue era um jovem estudante, experimentei várias coisas diretamente com ele e desenvolvi o sistema. Então, por exemplo, desenvolvi coisas como oiriki no yosei [desenvolvimento do poder no cotovelo] e também atribuí nomes. SP- Você também atribuiu nomes?
GS- Sim. Eu também decidi sobre os nomes. Talvez você possa dizer que sou um pouco arbitrário. Ueshiba Sensei deu nomes às técnicas quando ele estava ensinando antes da guerra. Ele usou o termo irimi. Ele disse que sokumen irimi e shomen irimi também eram tipos de irimi. Ele também dizia coisas como: "Irimi é a essência de aiki". Certamente, outras artes marciais, como o judô, não têm iriminage. Talvez ele usasse os nomes de técnicas que ele havia aprendido com Sokaku Takeda. Aikido vs. Karaté
SP- O karaté tornou-se uma arte comumente praticada desde o fim da guerra.Quais você acha que são as melhores técnicas de Aikido para lidar com golpes de karatê e chutes?
GS- Bem, acho que é uma questão de maai [distância combativa]. Você precisa fechar o maai. Você deve se juntar com o chute quando seu oponente ataca você e projete-o. Isso é importante. É uma questão de timing. SP- O chute de um karateka avançado é muito rapido ...
GS- Sim, eles são rápidos. SP- Você acha que a prática do aikido deve incluir técnicas para lidar com ataques de karatê, como socos e pontapés?
GS- Esse é um problema bastante difícil. Tanto o karate quanto o aikido marcariam pontos para eles mesmos. Ambos sairiam machucados se fossem competir uns com os outros. Talvez tais coisas pudessem acontecer nos velhos tempos de confrontos entre membros de diferentes escolas marciais [taryu jiai], mas eu realmente não acho que esse tipo de coisa deveria ocorrer hoje. Aqueles que gostam do karate praticam karate, enquanto aqueles que gostam de aiki praticam aiki. Ueshiba Sensei muitas vezes nos disse: "Estamos estudando a essência, o núcleo [do budo], então não precisamos nos preocupar, não importa quem nos ataque". SP- Entendo.
GS- As pessoas que praticam juntas são amigas. Em última análise, a virtude moral é a mais forte. Você desenvolve a virtude. Essa é a coisa mais importante. Então, quando você enfrenta um oponente, você faz isso com uma mente para se harmonizar com ele e fazer com que ele perca sua intenção hostil. Essa virtude é a habilidade de fazê-lo render-se de sua própria vontade. Então, não importa, mesmo que ele esteja segurando uma espada ou outra arma ...
SP- As pessoas que praticaram o aikido há vários anos e alcançaram a classificação de segundo ou terceiro dan, olham competições de karatê na televisão e às vezes sentem dúvidas sobre se eles podem lidar com tais ataques.Se alguém fosse realmente confrontado com um ataque de karaté, como especificamente ele o evitaria? Uma técnica de bloqueio de juntas como kotegaeshi pode não ser suficiente. Eu acho que há muitas pessoas que possuem tais dúvidas.
GS- Bem, é uma questão de timing, de compreender o início do movimento do ki. Ueshiba Sensei disse: "Você pode entender quando seu oponente chuta ou ataca ao ver o início do movimento de seu ki". Por exemplo, há uma história engraçada sobre Kenzo Futaki Sensei [famoso por sua dieta de arroz integral]. Uma vez que Futaki Sensei estava treinando, sempre que ele executava um golpe Shomenuchi, Ueshiba Sensei iria esquivar-se para a direita. Então Futaki Sensei bateu à direita de Ueshiba Sensei desde o início, mas desta vez Sensei não se moveu. Um mestre desse nível pode sentir o seu ki. Ueshiba Sensei foi capaz de fazer com que o oponente perdesse sua vontade de lutar. Ele imediatamente assumiu um estado de desapego mental [mushin] e sentiu a intenção de seu oponente. Somente Ueshiba Sensei ou algum indivíduo igualmente extraordinário podem fazer essas coisas. SP- Eu acredito, Sensei, que você realmente teve ocasião de usar seu treinamento marcial durante a guerra.
GS- Sim eu usei. Eu pensei que o que Ueshiba Sensei dizia era verdade. As coisas realmente aconteceram sem qualquer hesitação. Se você recorrer ao poder e assumir uma posição, será derrotado. Se você for confrontado com um ataque de karatê rápido, você será derrotado. Você não deve pensar em tentar fazer isso ou aquilo. Esses são detalhes sem importância. Ueshiba Sensei dizia: "Não é uma questão de ganhar ou perder, de vitória ou derrota. Você deve sentir que todos são seus amigos". Quando eu fui à guerra, Ueshiba Sensei me contou o seguinte: "Não se preocupe. Onde quer que você vá, apenas cultive sua virtude". SP- Os praticantes de outras artes marciais podem ter dificuldade em entender essa idéia.
GS- Isso é ruim. Isso acontece porque eles estão focados na vitória ou na derrota. Se não nos livrarmos dessa maneira de pensar, será difícil para as artes marciais progredir. Nós realmente temos que parar essa maneira de pensar. SP- Sensei, recebemos uma série de cartas de leitores perguntando suas opiniões sobre vários assuntos.
GS- Eu acredito que se você pensar cuidadosamente, a essência do budo é o espírito. Este é o caso do judô, do karatê ou de qualquer arte. Você não consegue pensar apenas sobre as várias formas de lidar com os ataques. International Yoshinkan Aikido Federation
SP- Você descreveria o que você imagina para o futuro da Federação Internacional de Aikido Yoshinkan?
GS- Minha idéia é que, uma vez que o mundo se tornou um lugar tão pequeno, devemos ir além do pensamento em termos de nacionalidades. O objetivo confiado a esta federação é espalhar a harmonia do espírito do aikido em todo o mundo. O objetivo é criar um mundo pacífico onde seja possível harmonizar com qualquer um de qualquer raça. Não há nada tão maravilhoso quanto o espírito de harmonia e quando comecei com essa federação pensei em como todos devemos nos dar bem, como americanos e soviéticos devem se tornar amigos. Pensei em como o mundo é uma família única e que devemos descartar a atitude insólita e estreita dos japoneses para tornar o mundo um lugar cheio de seres humanos finos. Por esta razão, em um espírito de harmonia, devemos desistir de nossas armas e deixar o nosso passado. O que eu quero dizer é que o espírito do aikido é buscar harmonia. Agora um ano se passou, e nós realizamos a cerimônia de graduação dos nossos primeiros instrutores. Os alunos da classe de segundo ano estão agora treinando. Pessoas participantes de diversos países, incluindo Venezuela e Colômbia, estão participando. Estudantes estrangeiros estão estudando com entusiasmo. Eles estão treinando junto com os estagiários da polícia japonesa, mas são incríveis. As mulheres estrangeiras também estão trabalhando muito. SP- Existe um grande interesse no aikido no exterior.
GS- Eu quero evitar simplesmente de ter a organização grande em tamanho e perder contato pessoal entre os membros. SP- Eu realmente gostaria de ver a Federação Yoshinkan ter sucesso como modelo. A organização habitual se concentra em negócios organizacionais e questões de dinheiro. As pessoas esquecem o motivo original para criar a organização e acabar com uma estrutura rígida. Penso que a abordagem da Yoshinkan de ser uma organização flexível e amigável é necessária.
GS- Se você abordar o problema com essa atitude, acho que o dinheiro virá mais tarde. Se você tentar puxar dinheiro, ele irá esquivar de você. Penso que é importante esquecer o dinheiro, melhorar a nós mesmos e tratar as pessoas com quem temos contato como irmãos. Essas pessoas, então, cooperarão conosco. Isto é necessário se realmente existe uma harmonia entre os povos.