Kaiso Morihei Ueshiba e Sensei Noriaki Inoue – Aikido e Shin’ei Taido
Falarei hoje sobre a participação de Morihei Ueshiba O'Sensei na formação do Shin'ei Taido, assim como o papel de Noriaki Inoue Sensei no Aikido.
Tudo começa quando Morihei Ueshiba, grande estudioso das Artes Marciais, morava na propriedade da família de seu cunhado, Zenzo Inoue.
Os Inoue tinha muita tradição em Artes Marciais, por gerações, e mantinham um dojo em sua propriedade, contratando grandes mestres para lá ministrarem aulas e seminários; como foi o caso de Sokaku Takeda Sensei.
O filho de Zenzo, Noriaki, embora praticante de artes marciais desde a tenra idade, era um adolescente não muito afeito às regras impostas. Noriaki é colocado a partilhar os estudos com seu Tio Morihei Ueshiba.
Como Noriaki era o único filho homem de ambas famílias, Ueshiba e Inoue, ele passa a ser o primogênito de ambas, conforme a tradição da época no Japão (a esposa Tame de Zenzo era irmã de O'Sensei).
Zenzo Inoue convidou Takeda Sensei para ministrar aulas de Daito-ryu. A principio para ver se moldava seu sobrinho Noriaki, que possuía uma personalidade difícil, que sentava no dojo e só observava o treino de seu tio com Takeda Sensei. O jovem Inoue recusava-se a praticar com Takeda, só praticava com seu tio Morihei após as aulas. Quando questionado por Takeda, Noriaki respondeu que não praticava com ele porque achava que este tinha movimentos pré-fabricados, sem fluidez. Com o tempo, o tio Morihei Ueshiba convence o sobrinho a praticar com ele; o jovem aceitou porque com seu tio sentia a energia fluir, o movimento acontecia naturalmente.
Através de muita prática e estudos de Aikijutsu Daitoryu e outras Artes Marciais, Morihei Ueshiba O'Sensei e seu sobrinho desenvolveram uma técnica refinada. Mestre Deguchi, da Omotoo Kyo, sugeriu que modificassem o nome pois já era um estilo diferente do Daito-ryu, e como o Menkyo Kaiden já tinha sido concedido, era a hora deles trilharem o próprio Caminho.
Então, por volta dos anos 30 temos o aparecimento do Aikibudo de Ueshiba. Após um período, ambos conversam e decidem, seguindo a tradição, que dois caminhos agora seriam trilhados: um pelo primogênito dos Inoue e outro pelo primogênito dos Ueshiba.
Comentavam na época, que tanto Morihei Ueshiba O'Sensei como Inoue Sensei pareciam a mesma pessoa, ambos tinha os movimentos corporais e técnicas semelhantes, de fora não era possível dizer quem era quem.
Ambos começaram a ministrar aulas em dojos diferentes, sendo que a guerra os impediu de ficarem juntos ou se verem com frequência. Kishomaru Ueshiba tinha nascido, tornando-se o primogênito de O-Sensei. No período pós-guerra, Kishomaru passou a praticar pelo Aikibudo com mais afinco e O-Sensei vai conversar com Noriaki.
Duas Artes para dois Primogênitos; uma decisão de perfeita harmonia, dentro da tradição. Por volta de 1945-6 aparece a denominação de Aikido e em 1952, Shinwa Taido e, posteriormente denominado Shin`ei Taido. Eis porque muitos autores falam em serem Artes Irmãs, embora algumas características próprias foram se desenvolvendo.
Se não fosse o tio Morihei, Noriaki não teria se empenhado e, ao mesmo tempo, Noriaki também contribuiu para a corrente do Aikido.
Artigo baseado em dados biográficos de O-Sensei Ueshiba e Inoue Sensei, assim como em artigos e entrevistas de Stanley Pranin, Aikido Journal.
Comments